Dienstag, 29. März 2016

Espanhol na CELA: a melhor escolha


 Estudar espanhol, em pleno Caribe, na ilha de Margarita, foi melhor do que eu imaginava. Expectativas superadas. Particularmente, precisava de atenção especial por dois motivos: por ser jornalista e por ter, como língua nativa, o português. Como jornalista, preciso do espanhol para trabalho. Já por falar o português, tenho necessidades diferentes de um nativo de língua inglesa ou alemã, por exemplo. São necessidades próprias pela relação que há entre o português e o espanhol.

Considerando esses dois quesitos, a Escola me ofereceu aulas exclusivas. Havia um professor focado em meu aprendizado.

Depois de um tempo, comecei a estudar com um suíço, mas já tinha uma certa compreensão das diferenças entre a língua que domino e a que estava aprendendo. Já não me era tão confuso entender que “oficina” é “escritório” e que “taller” é “oficina”.

Nos primeiros dias, me lembro de ter rido sozinho quando soube que “canhoto” era “zordo”, que se pronuncia “sordo”, quase como “surdo”. Imaginei um canhoto dizendo: “Soy zordo”. Problemas de um iniciante.

Gentilmente, Sabine e Nataly foram me ajudando com os falsos cognatos e esclarecendo estas situações. No começo, para nós, falantes do português, é confuso.

O aprendizado não se dava apenas em sala de aula. O idioma também era ensinado nas excursões e na preparação de pratos típicos. Aprendia a cultura local e o espanhol simultaneamente. Formas recreativas de ensino que me ajudaram muito.

Em relação a moradia, optei por uma casa de família: a casa da Magda. Confesso que me apeguei muito a ela. Hoje, a chamo de mamá. Mamãe em espanhol. Extremamente educada, carinhosa, dedicada e ilustre cozinheira. Mesmo após retornar ao Brasil tenho contato com ela. Sinto a sua falta. Não é todo dia que encontramos pessoas tão queridas e amáveis como mamá.

O quarto em que fiquei era grande, tinha ar-condicionado, frigobar e suíte. Encontrei o mesmo em outros países, mas com preços superiores.

O Caribe não tem a sua fama à toa. Foi pelo fato de a Escola estar lá que a escolhi entre as várias em que pesquisei. Mas, hoje, refletindo sobre toda minha experiência, pelas aulas que tive e pela forma como fui tratado, tenho motivos a mais para apreciar o Caribe. Em nenhum momento eu me arrependi de ter escolhido a CELA. Muito pelo contrário. Fiz a melhor escolha. Tanto que, ainda hoje, faço aulas por vídeoconferência com a Escola.



Montag, 28. März 2016

Merci

From our guest book:

L'ecole est remarcable por l'energie que Sabrina met à rendre notre séjour agréable.
Elle sait aussí bien s'entourer. Ce qui fait d'elle une excellente administratrice.
Mes deux semaines demeurant dans ma mémoìres.

Renaldo!